Separação dos dois carburadores da TDM850 2001

    Compartilhe

    Sidarta

    Mensagens : 274
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 59
    Localização : MG

    Separação dos dois carburadores da TDM850 2001

    Mensagem  Sidarta em Dom Maio 03, 2015 3:37 pm

    Senhores bom dia!

    Referência: TDM 850 ano 2001

    Manutenção dos carburadores
    Após limpeza externa e interna, substituição de agulhas/sede das bóias, guarnição das cubas, diafragmas laterais, ajuste da altura das bóias e ajuste dos parafusos da mistura( 2 voltas), os carburadores foram remontados e o motor funcionou muito bem.
    Contudo observei vazamento de combustível, originado das 2 extremidades do tubo que interliga os dois carburadores. Isso foi possível porque o tanque ainda não estava instalado. A moto estava funcionando na mamadeira, justamente para observar possíveis vazamentos. Era muito pouco, más os suficiente para umidificar o local e depois escorrer no exterior das cubas.
    http://s1067.photobucket.com/user/sidtoyo/media/Vazamento%20no%20tubo%20de%20uniatildeo%20junccedilatildeo%202_zpsrnnlbgav.jpg.html?sort=3&o=0
    http://s1067.photobucket.com/user/sidtoyo/media/Vazamento%20no%20tubo%20de%20uniatildeo%20junccedilatildeo%201_zpsenmu2dk3.jpg.html?sort=3&o=1

    Os carburadores foram novamente retirados e não teria remédio, ou seja; eles teriam que ser separados, pois era óbvio que os orings das extremidades do tubo, estavam desgastados.(dedução)
    Seqüência de trabalho: Faça longe do gramado
    1) remoção do conjunto do afogador: haste, cabo de aço e mola de retorno.
    (2 parafusos Philips)
    2) remoção do parafuso allen “longo" (chave Allen de 5 mm). Este parafuso prende a peça que suporta o cabo de aço do afogador. Ele também tem a função de unir por um dos lados, ambos os carburadores. Na imagem abaixo no canto inferior esquerdo, pode ser visto acoplado ainda a um espaçador.
    http://s1067.photobucket.com/user/sidtoyo/media/IMG_20150303_112650636_zps3bjfryxc.jpg.html?sort=3&o=1
    3) remoção do parafuso hexagonal "longo" (chave de 10 milímetros). Sua função é unir os carburadores pelo outro lado. Na parte superior da imagem abaixo, observa-se que ele também está acoplado a outro espaçador. Agora os carburadores já permitem algum movimento e estão liberados para a separação.
    http://s1067.photobucket.com/user/sidtoyo/media/IMG_20150303_112746126_zpskncrgpgs.jpg.html?sort=3&o=0
    4) os dois espaçadores pequenos (mesmo tamanho) e com ponta aguda, já podem ser removidos.
    5) o T de borracha(cor preta), (somente encaixe) também já permite remoção.
    6) uma pequena mola que trabalha no conjunto para equalização das borboletas dos carburadores, também deve ser removida da posição.
    7) agora os carburadores estão unidos somente pelo tubo (meu carrasco), que comporta os orings em ambas as extremidades. Nesta fase existe alguma resistência na separação dos carburadores .

    Sobre uma mesa puxe com cuidado, porém firme e bingo. Os dois carburadores são separados. Confirmado o ressecamento e desgaste dos orings
    Nota: nos passos acima, não existem peças que podem ser projetados e voar para longe. As molas mais fortes (borboletas de admissão), cada uma permanece em seu respectivo carburador e intocada. O parafuso de equalização permanece no carburador direito com sua respectiva mola.
    Eu comprei 2 orings (medidas 6,75 x 1,77mm) em um fornecedor especializado em vedantes (industrial, veículos, etc.). Levei o tubo ainda com os orings velhos no lugar. O custo dos dois novos orings não chegou a R$ 1,00.

    OBS: lembre-se que os orings devem suportar: calor e gasolina, portanto não se trata de borracha comum, nesse aspecto o vendedor saberá lhe orientar(borracha nitrílica, silicone e etc)

    Carburadores remontados e sem vazamentos. Já fiz duas viagens 1200km e até o presente foram rodados mais de 2000km e está tudo ok.

    Felicidades!



    juniopaulino

    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 07/06/2015
    Localização : São Paulo

    olá ,amigo estou comprando uma tdm 850 97 dourada

    Mensagem  juniopaulino em Dom Jun 07, 2015 2:24 pm

    senhores,estou comprando uma tdm 97 dourada e vou necessitar da ajuda de vocês para deixar minha moto sempre ok.e tambem para viagem para aqueles que moram em SP,desde já agradeço.

      Data/hora atual: Qua Dez 07, 2016 4:20 pm