Rotor do sensor do velocímetro quebrado

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    Sidarta

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    Rotor do sensor do velocímetro quebrado

    Mensagem  Sidarta em Sab Maio 02, 2015 3:01 pm

    Senhores bom dia!

    TDM850 - 2001 - velocímetro por sensor elétrico

    Depois de instalar um pneu novo na roda dianteira,(borracheiro e amigo meu) a agulha do velocímetro ficou oscilando, totalmente instável.
    A roda foi removida novamente para verificação; conclusão: 2 dentes do rotor do sensor, foram quebrados pela instalação incorreta.
    http://s1067.photobucket.com/user/sidtoyo/media/Rotor%20do%20sensor%20do%20velciacutemetro%20foto%206_zpsgaip1val.jpg.html?sort=4&o=32
    Pensei em pedir um torneiro para fazer um em alumínio ou bronze, mas a peça é magnetizada e aparentemente tem uma liga de grafite.
    Concessionário Yamaha: R$ 142,00 - mínimo de 10 dias para a entrega
    Acabei solicitando a peça através do sr. Masao, já conhecido nesse fórum pelo fornecimento de peças. Mais uma vez o atendimento foi perfeito.
    Referência da peça no catálogo Yamaha página F8 ítem 17 = número de peça 5VU2517G00
    https://www.yamahamo...-03/meter?uID=0

    Apeça nova (Yamaha)chegou após aproximadamente 15 dias. Ela é aparentemente mais robusta do que a original. Confeccionada em 2 partes acopladas entre si, sendo uma magnetizada e a 2ªparte que é o encaixe/dentes, em plástico.
    Após a montagem, o velocímetro voltou ao funcionamento normal e está ok.
    http://s1067.photobucket.com/user/sidtoyo/media/Foto%202%20sensor%20de%20velociacutemetro_zpsjqy65rmk.jpg.html?sort=4&o=25
    http://s1067.photobucket.com/user/sidtoyo/media/Foto%203%20sensor%20de%20velociacutemetro_zps3h3wg0lm.jpg.html?sort=4&o=28
    http://s1067.photobucket.com/user/sidtoyo/media/Foto%205%20sensor%20de%20velociacutemetro_zpsxhjewsiv.jpg.html?sort=4&o=31

    Agora que a tempestade passou, vejo que temos três alternativas para esse problema.
    1) Comprar um novo rotor. Foi o que eu fiz.
    2) Colar os dentes com supercola, fiz isso com a peça quebrada e ficou bem resistente
    Essa dica foi passada por um membro Ingles no site Carpe e segundo ele está funcionando perfeitamente.
    3) O serviço de um torneiro. Aproveitar a parte magnetizada da peça velha e fabricar a parte do encaixe em material que possa ser usinado. A questão é se o valor compensa.

    A peça nova Yamaha veio com outro número 5RB-2517G-00, isso significa que pode ser uma alteração da própria Yamaha, ou essa peça é comum para outra motocicleta.
    Segundo o membro Ingles acima referenciado, essa peça é comum para a Yamaha FZS 600.
    Fica a lição: o olho do dono é que engorda a boiada.
    Portanto fique atento, quando outra pessoa estiver montando peças ou partes na sua motocicleta.
    Eu já sabia que deveria ficar atento para a montagem do rotor, pois aconteceu com um amigo meu. Más me descuidei conversando com outras pessoas e dancei.

    Felicidades!

      Data/hora atual: Dom Dez 04, 2016 10:16 pm