regulagem da suspensão traseira

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    João

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    regulagem da suspensão traseira

    Mensagem  João em Ter Set 02, 2008 2:20 pm

    Olá pessoal.
    Acho a suspensão traseira da minha TDM 900 um pouco dura, ela está com a regulagem padrão, alguém sabe qual o melhor jeito de dar uma amaciada na suspensão traseira, pq ela tem 3 topicos :
    pré-carga da mola ; amortecimento de recuo ; amortecimento da compressão, o que deixa a gente meio confuso.

    Fernando

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    Re: regulagem da suspensão traseira

    Mensagem  Fernando em Qua Set 03, 2008 11:07 pm

    João Carlos escreveu:Olá pessoal.
    Acho a suspensão traseira da minha TDM 900 um pouco dura, ela está com a regulagem padrão, alguém sabe qual o melhor jeito de dar uma amaciada na suspensão traseira, pq ela tem 3 topicos :
    pré-carga da mola ; amortecimento de recuo ; amortecimento da compressão, o que deixa a gente meio confuso.

    Olá João Carlos,

    Tambem acho a regulagem da suspensão um pouco confusa. No meu entendimento a pré carga da mola deixa a suspensão mais ou menos dura e serve para ajustes quando você leva mais ou menos carga na moto. Já os ajustes no recuo e compressão do amortecimento podem deixar a moto mais macia, ou dura, em qualquer situação de carga, pois regulam a passagem do óleo do amortecedor de uma câmara para outra.

    Esta é a minha opinião. Antes de qualquer ajuste, aconselho você a procurar um mecânico de confiança para tirar as düvidas.

    Bustamante

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    Regulagem da suspensão traseira

    Mensagem  Bustamante em Sex Set 05, 2008 4:10 pm

    João Carlos,

    A minha moto também é dura, mas acredito que seja principalmente pelo modelo de pneu e da calibragem necessário para ele. Não sou profundo conhecedor de suspensões, mas na minha opinião:

    Pré-Carga da mola: Ajusta quanto de tensão e deve ser ajustada em função da carga aplicada, ou seja, se utilizar garupa+bagagem com frequência deve-se "dar mais pressão na mola" para que a suspensão não trabalhe no final de curso. Da mesma forma se você é leve e quase nunca anda com carga pode deixá-la mais macia (mola menos tensionada) para não "dar coice" no início de curso. Também deve ser avaliada a sua forma de pilotagem (tipo de ruas ou "tocada" em curvas) pois quanto maior a velocidade em curvas, acredito que mais tensionada fica a mola da suspensão.

    Amortecimento de compressão: É o poder de amortecimento no "mergulho" do amortecedor. Como informado o Fernando, é controlado internamente através de válvulas que restringem a passagem do óleo nas câmaras do amortecedor. Deve ser ajustado em função do tipo do piso e "tocada" para obter mais performance, por exemplo.

    Amortecimento de recuo: Ajusta com que velocidade o amortecedor recua após um "mergulho", como por exemplo ao passar em um buraco. Em via de regra quanto maior for a velocidade (mais duro) maior é o tempo que o pneu fica em contato com o solo e consequentemente melhora a performance, sendo que neste caso perde-se em conformto.

    Não saberia te dizer qual o melhor ponto de regulagem para o seu caso, pois deve ser consultado um mecânico especializado em preparação que busca performance e ande no limite. Só através de vasta experiência andando forte, preparando e andando com este tipo de moto obtém-se experiência sufuciente para recomendar o tipo de ajuste correto. Acredito que utilizando a moto em "condições normais" não deve-se notar muito a diferença de performance, mas somente mais ou menos conforto.
    Se no fórum houver algum colega com alguma experiência no assunto, por favor nos atualize.


    Um abraço,


    Bustamante.

    João

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    regulagem da suspensão traseira

    Mensagem  João em Seg Set 08, 2008 12:43 pm

    Obrigado pela ajuda.
    to pensando em diminuir a tensão da mola, não ando com garupa e as vezes com pouca bagagem, e meu peso é 65 KG, e minha tocada é de vagar sem emoções fortes em curvas.

    KARRETTA

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    Tensa~oda Mola

    Mensagem  KARRETTA em Sex Dez 05, 2008 7:58 pm

    Se a sua tocada é "leve", regule par "conforto" diminua ao máximo a tensão da mola . . .

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    Re: regulagem da suspensão traseira

    Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:28 pm


      Data/hora atual: Sab Dez 10, 2016 4:28 pm